segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Partes da minha vida


I

Quando tinha 7 anos, minha irmã caçula nasceu e então tive que estudar no Colégio Santa Rosa, à época perto de nossa casa que era na 402 sul.

Tive muito medo porque desde sempre ia à escola com minha mãe e a qualquer sinal de perigo , ela estava ali por perto. Por mais que ela transparecesse frieza, eu sabia que , nós , suas filhas, estávamos em primeiro grau de importância em sua vida. Sabia só pelo olhar o que ela queria dizer, de aprovação ou reprovação, ou aquele 43 que dizia" lá em casa a gente conversa...", mas me acostumei a esse amor distante e até hoje acho estranho muito apego e proximidade.

Na escola nova todas as professoras eram freiras, hábitos negros, caras sisudas, olhares soturnos, saídas diretamente da "Abadia dos Beneditinos"( se tiver oportunidade , leia esse livro). O piso era de madeira corrida e fazia um toc-toc insuportável e assustador. Cursava eu , a segunda série primária e tive que copiar um livro inteiro de Hans Christian Andersen. Lembro-me perfeitamente de " O Rouxinol", essa fábula copiei algumas vezes, porque tinha a caligrafia "horrível" , bela didática...

Um dia, pedi para ir ao banheiro. Que crime horrível para uma infante de sete anos!!! É claro que a professora não deixou, diziam as normas do colégio que o aluno tinha 15 minutos às 9:30h para satisfazer suas necessidades fisiológicas(nem sabia o que era aquilo). Repeti que estava "apertada"..."Insolente!" Vai ficar de castigo no recreio, copiando..." Nem preciso detalhar o que aconteceu, a poça debaixo da carteira explicava tudo. Nem sei se foi de medo ou raiva, mas isso nunca saiu da minha cabeça. Até hoje quando um aluno me pede para ir ao banheiro, de pronto essa imagem aparece na minha mente.

Graças a Deus _impressionante que o mesmo deus delas _ que meu suplício duraria só dois meses, logo mamãe voltaria para a minha escola querida, onde ficaria junto dela e da minha mais nova aquisição, minha irmã querida.

Um comentário:

DELIANE LEITE disse...

Muito boa história... Cadê o próximo capítulo (rs)!!!
Bjo
Del.